Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32150

Compartilhe esta página

Título: A utilização de coleções didáticas em aulas práticas laboratoriais de zoologia na formação do licenciando em ciências biológicas
Autor(es): BARBOSA, Janielly Carla de Oliveira
Palavras-chave: Zoologia; Material Didático; Disciplinas das Ciências Biológicas
Data do documento: 26-Jun-2019
Citação: BARBOSA, J. C. O.
Abstract: O ensino de zoologia é uma área que está ligada ao estudo dos animais, este apresenta obstáculos que dificultam a aprendizagem e as práticas que são desenvolvidas. Nesse sentido, a utilização de aulas práticas se torna uma alternativa eficaz para suprir reflexões que a aula teórica não permite. Ao atrelar o uso de coleções didáticas nas aulas, é uma metodologia facilmente adaptável para construção e aquisição de saberes. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância das aulas práticas zoológicas laboratoriais, levando em consideração a utilização de coleções didáticas e a importância dessas práticas, na formação do licenciando. A sequência metodológica foi à aplicação de um questionário contendo o perfil dos entrevistados e treze perguntas centrais discursivas relacionadas ao ensino de zoologia, aulas práticas e coleção didática, tendo como público-alvo discentes do 7º, 8º e 9º período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória. O público foi escolhido pelo fato dos estudantes já terem cursado todas as Zoologias da grade curricular do curso e deste modo apresentarem artifícios continentes para contribuir com o objetivo do estudo. Os resultados mostram que os estudantes se identificam com as disciplinas referentes à zoologia e tem uma relação positiva com as aulas laboratoriais, vale salientar que identificam a importância do incremento de aulas práticas para o ensino e também para formação e carreira profissional. Ainda, compreendem o valor do incremento de coleções didáticas para o entendimento de biodiversidade e para relacionar a teoria a pratica. Estas aulas são uma maneira de colocar os estudantes diante do material de estudo, permitindo a compreensão de conceitos e construção do conhecimento. O emprego de coleções didáticas, o uso de espécimes em aulas práticas, é um meio de procurar encarar os obstáculos que são encontrados no ensino de Zoologia. Sendo assim, é uma alternativa que estimula uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32150
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA, JANIELLY CARLA DE OLIVEIRA.pdf895,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons